Agentes da Polícia Militar no curso ‘Dialogando com as mãos’, ofertado pela Escola de Governança Pública do Pará (EGPA)Agentes da Polícia Militar no curso ‘Dialogando com as mãos’, ofertado pela Escola de Governança Pública do Pará (EGPA)Foto: DivulgaçãoNa manhã desta segunda-feira (8), a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) realizou a aula de abertura do curso ‘Dialogando com as mãos’, uma parceria entre a Escola e a Polícia Militar que irá formar, até sexta-feira (12), mais de oitenta servidores públicos.

O objetivo da qualificação é oferecer a formação básica na língua brasileira de sinais para servidores da área da segurança pública, facilitando a comunicação em nível básico para o atendimento adequado da população surda.

“Ter um agente público capacitado para atender o cidadão na língua que ele se comunica é primordial e especialmente na segurança pública, a proteção e garantia de direitos é fortalecida com este conhecimento”, destaca o diretor geral da Escola de Governança, Wilson Ferreira.

Equipe técnica utiliza a linguagem brasileira de sinais (Libras) na abertura do curso ‘Dialogando com as mãos’Equipe técnica utiliza a linguagem brasileira de sinais (Libras) na abertura do curso ‘Dialogando com as mãos’Foto: DivulgaçãoPara Jéssica Gleiciane, soldada da polícia militar, o curso será importante para sua atuação. “A necessidade do aprendizado para atender a pessoa surda em uma ocorrência foi o que me chamou a atenção no curso. Acredito que até o final do curso aprenderei o básico para realizar um atendimento, isso é importante não só profissionalmente, mas na vida pessoal também.”

Neste polo, estão inscritos servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Defensoria Pública do Estado do Pará, Ministério Público do Estado do Pará e Prefeituras Municipais de Marituba, Ananindeua e Santa Isabel.

Foto: DivulgaçãoDurante a cerimônia o Coronel Glauco Medeiros destacou a importância do curso para o sistema de segurança pública do estado do Pará. "A ação vai acolher uma comunidade que necessita de atenção por parte dos agentes. Com a formação, a comunicação, algo extremamente importante na nossa atividade, passa a ser mais inclusiva.”

A aula inaugural contou com a palestra “Libras para quem? A importância da língua brasileira de sinais na segurança pública do Pará” e a apresentação do Coral Ressonância, coral de Libras do Centro de Assistência ao Servidor, da Secretaria de Educação. As aulas seguem até o dia 12 de maio, no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba. O próximo polo que será atendido será o da capital e as inscrições abrirão ainda este mês.