A oitava edição do Fórum de Governança Pública por Todo o Pará, iniciativa de qualificação para servidores públicos ofertada pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), é realizada, em Paragominas, para servidores de 13 municípios: Abel Figueiredo, Aurora do Pará, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Paragominas, Rondon do Pará, Ulianópolis, São Miguel do Guamá, Mãe do Rio, Tomé-Açu, Irituia, Garrafão do Norte e Cachoeira do Piriá. 

Com o objetivo de descentralizar a formação continuada e investir na integração entre Estado e Município na governança pública, a EGPA já certificou cerca de mil e trezentos alunos pelo projeto. “Estamos muito felizes com os resultados do trabalho que estamos realizando com o Fórum de Governança, vemos o grande envolvimento de todos os servidores e sabemos que este é o caminho para uma governança cada vez melhor”, destacou a diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho. Em Paragominas, a previsão é de certificar duzentos servidores. 

“Ter a oportunidade de participar de uma capacitação na minha região é excelente”, reforçou Lorena Lima, aluna do eixo de saúde que atua na coordenação da atenção primária na Secretaria de Saúde de Aurora do Pará. “Queremos mais conhecimentos sobre os sistemas em que precisamos atuar e o Fórum de Governança veio ao encontro disso”, finaliza. 

Toda a capacitação foi planejada a partir de cinco eixos principais: Assistência Social, Educação, Saúde, Administração e Plataforma Mais Brasil. O trabalho é desenvolvido buscando integrar os eixos e promover o desenvolvimento da gestão pública nos municípios que participam da qualificação. 

A formação conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa); Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Escola Fazendária da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa); Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA); Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep) e todas as associações de municípios do Pará.

O Fórum de Governança Pública também prevê etapas de formação continuada para os municípios que já participaram das capacitações presenciais, com trilhas de formação na modalidade de Ensino a Distância, que aprofundam os temas debatidos em sala de aula. 

Para Lucídeo Paes, prefeito de Paragominas, a formação continuada é essencial à administração pública. “Agradecemos ao Governo do Estado e à EGPA por suprirem essa necessidade de capacitação para os servidores da nossa região, a Escola teve a percepção de que os municípios do Pará merecem a melhor gestão e que isso vem por meio de qualificação”, disse.  

Veja Também