Uma aula aberta encerra nesta quarta-feira (16) o programa de Formação de Professores do Ensino Médio para o Enem (Forpem), da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a última turma da formação de 2020. A programação será transmitida online a partir de 17h e pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=B86epbnECJo

Com o tema “O trabalho docente por área de conhecimento: diálogos entre BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o currículo do estado do Pará", a última aula será ministrada pelos professores Luciel Antônio da Silva Macedo e Esther Maria de Souza Braga.

“O currículo do Estado trabalha com eixos estruturantes que possibilitam uma metodologia de ensino que valoriza a interdisciplinaridade, nesta aula final faremos uma discussão rica para que os professores percebam a importância do movimento de reintegração curricular para o Enem”, explica o professor Luciel. 

Desde a aula inaugural da Formação de Professores do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio, 4.546 professores foram qualificados no programa, alcançando mais de 20 municípios do Estado. Este ano, todas as aulas foram ministradas pela plataforma de Ensino a Distância da EGPA.

“Estamos focados na nossa missão de qualificar os servidores públicos e neste programa específico, os professores que atuam no estado, pois quando capacitamos um professor, consequentemente melhoramos a gestão dentro da sala de aula, o que melhora o resultado do aprendizado”, destaca a diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho. 

Um dos objetivos da formação é garantir que os professores tenham um momento de vivência, para aplicar os conhecimentos em uma aula prática. Para isso, a EGPA prepara o aulão, que será ministrado para os alunos das escolas de origem dos professores que receberam a qualificação. Para as turmas de 2020, o aulão está previsto para a primeira quinzena de janeiro de 2021. Este ano, o Enem está marcado para os dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro. 

Veja Também

ProdepaPRODEPA | DrupalDRUPAL CMS | AAAA APROVADO | Guia interfaceGUIA DE INTERFACE